O urologista é o médico que cuida tanto do trato urinário de homens e mulheres como do aparelho reprodutor masculino. Mas você sabia que 59% dos homens não têm o hábito de visitar esse profissional com frequência?

 

De acordo com a pesquisa ‘Um Novo Olhar Para a Saúde do Homem’, realizada pelo Instituto Lado a Lado, em parceria com a revista Veja Saúde e apoio da Astellas Farma Brasil, quase 37% dos homens até 39 anos, e 20% acima dos 40, dizem ir ao médico apenas quando se sentem mal.

 

Por que devemos mudar esses dados?

 

A importância do urologista para a saúde

 

Como dito, o urologista é um médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário. Na verdade, ele também é conhecido como o “ginecologista dos homens”.

 

No caso do público masculino, o urologista cuida da saúde de órgãos como bexiga e rins,  além de canais como uretra e ureteres. 

 

Esse profissional é capaz de tratar problemas como infecções urinárias, inflamações, tumores, cálculos renais, incontinência urinária, impotência sexual, ejaculação precoce, infertilidade, entre outros. 

 

Urologista ajuda a salvar vidas

 

Todos devem se consultar com um urologista ao menos uma vez ao ano, principalmente os homens. Essa frequência deve ser seguida a partir dos 18 anos de idade. Depois dos 40 anos ou em casos de histórico familiar com doenças, como o câncer, a frequência deve ser aumentada.

 

Inclusive, o câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens depois do câncer de pele, porém, quando diagnosticado em estágio inicial, há mais de 90% de chance de cura. Esses fatores deveriam ser motivo suficiente para encorajar os homens com mais de 45 anos de idade a realizar exames e ir com regularidade ao urologista, mas não é o que acontece.

 

Dados do Ministério da Saúde apontam que um homem vive em média sete anos a menos do que uma mulher. Em muitos casos, são problemas urológicos identificados tardiamente, justamente pela falta de hábito de se consultar com um urologista. 

 

Ou seja, além de tratar doenças como o câncer, o urologista também ajuda com a prevenção e no tratamento precoce de problemas que, quando diagnosticados em seu início, podem salvar vidas.

 

Por que os homens não procuram o urologista com frequência?

 

Sabemos que a falta de procura dos homens por assistência médica faz com que eles sejam mais vulneráveis a doenças e tenham um índice maior de mortalidade precoce. Mas por que eles não procuram?

 

Entre os motivos, estão os preços das consultas, a falta de agenda dos médicos no SUS e o fato de se sentirem bem, sem ter uma razão para ir ao médico. O que pode ser observado também é o fator emocional, tendo em vista que um dos maiores desafios é estar bem emocionalmente. Por exemplo, um estudo epidemiológico no Brasil mostrou que 40% dos homens têm sintomas urinários, e os dados apontam que 70% de deles não procuram um médico para investigação

 

O que fazer para mudar essa realidade?

 

A ideia é promover iniciativas de conscientização para quebrar os tabus ligados à saúde masculina. Segundo a pesquisa do Instituto Lado a Lado, 24% dos homens afirmam estar mais atentos com a saúde e 8% fazem exames regularmente depois de terem sido impactados por algumas ações, como a campanha “Novembro Azul”. 

 

É claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido até que os homens respeitem sua vulnerabilidade e, mais do que isso, entendam que não precisam ser super-heróis, principalmente, quando se trata da sua própria saúde. Mas chegaremos lá!

 

Por isso, cuide bem da sua saúde. Também é importante adotar hábitos saudáveis, como ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas e manter relações sexuais com preservativos. Isso, juntamente a um cronograma regular de consultas e exames, pode evitar uma série de doenças.