No dia 5 de setembro deste ano, celebramos, no Congresso Paulista de Urologia – o maior congresso urológico da América Latina e de todo Hemisfério Sul, o lançamento oficial da nova plataforma de cirurgia robótica assistida, o sistema Hugo™ RAS.

A plataforma da Medtronic, empresa líder global em tecnologia médica, vinha sendo desenvolvida há alguns anos, mas, finalmente, chegou ao Brasil para ser uma ferramenta indispensável na sala de cirurgia.

Quer saber mais sobre esse novo sistema de cirurgia robótica? Continue a leitura!

 

Sistema Hugo™ RAS

A cirurgia assistida por robôs é um dos espaços mais quentes da tecnologia médica na atualidade. O sistema Hugo, recém-chegado no Brasil, combina instrumentos de pulso, visualização 3D e a solução de gerenciamento e captura de vídeo cirúrgico baseada em nuvem.

A proposta do equipamento é oferecer à equipe médica uma plataforma multi-quadrante para uma variedade de procedimentos de tecidos moles. Além do mais, promete menores custos e mais praticidade para cirurgiões e hospitais.

Segundo os criadores da ferramenta, a nova plataforma tem a capacidade de fornecer soluções versáteis, compatíveis e portáteis com custo efetivo. Tudo isso de forma a otimizar a logística de uso dessa tecnologia com modularidade nos braços robóticos, visualização avançada e compatibilidade com instrumentos da Medtronic já usados em cirurgias laparoscópicas e abertas. 

A tecnologia foi criada e pensada de maneira que possa ser atualizada, não ficando obsoleta como outros equipamentos. Assim, ela permite a troca  de peças e geradores. Ou seja, em vez de adquirir um sistema novo, os especialistas podem realizar um “up” na ferramenta, o que diminui custos tanto para o hospital quanto para o paciente. Isso sem falar que vários equipamentos do robô também podem ser usados em cirurgias laparoscópicas, inclusive o seu gerador.

Outro ponto positivo é que o sistema pode ser transportado bem facilmente entre salas de cirurgia. Isso maximiza sua utilização por diferentes espaços do hospital em vez de ficar recluso a um lugar específico. 

Somando-se a isso, o sistema Hugo permite que o especialista acesse, analise e compartilhe vídeos de intervenções que são gravadas e transmitidas para a nuvem diretamente da sala de cirurgia.  

E não menos importante: a Medtronic oferece treinamento e serviços individualizados para que cada profissional possa explorar os benefícios da plataforma robótica. Para tal fim, ela usa simulações e laboratórios práticos.

 

Benefícios da ferramenta

O sistema se configura como o ajuste certo para a medicina robótica, já que é uma ferramenta versátil, modular e bastante eficaz.

 

Veja mais vantagens:

  • Visão 3D HD que não sacrifica a consciência situacional;
  • Controladores de fácil manuseio para controlar instrumentos em uma variedade de escalas;
  • Ajustabilidade às preferências de cada cirurgião;
  • Compatibilidade com o simulador de tarefas Hugo™;
  • Configurações de três e quatro braços para cirurgia assistida por robótica;
  • Configuração de um braço para auxiliar nos procedimentos laparoscópicos padrão;
  •  Compacto para facilitar o armazenamento e liberar espaço na sala de cirurgia;
  • Conecta a sala de cirurgia à nuvem para registrar seus procedimentos com segurança e perfeição e coletar dados para visualização, análise e aprimoramento da técnica cirúrgica.

Ou seja, em síntese, podemos dizer que o sistema Hugo™ RAS apresenta configurações flexíveis para se adequar ao espaço cirúrgico, procedimento e necessidades exclusivas do paciente. 

Além disso, apresenta visualização e instrumentação aprimorados e opção de gravação de vídeo segura e perfeita. Com ele, é possível reduzir o custo total de propriedade e otimizar a utilização.

Gostou da novidade?