Além de estarmos em pleno mês mundial de combate ao câncer de próstata, é lembrado hoje o Dia Nacional de Combate ao Câncer, reforçando ainda mais os esforços dos médicos e dos órgãos de saúde em conscientizar a população à respeito da importância da prevenção.
No caso do câncer de próstata, a chance de cura pode chegar até 90% se a doença for diagnosticada precocemente. Mas, melhor e mais seguro que é isso, é fugir completamente dela:
– Não fume
O cigarro carrega cerca de 4720 substâncias, sendo mais de 400 delas altamente cancerígenas. Segundo estatísticas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo, estando por trás de grande parte dos cânceres de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
– Não abuse de bebidas alcoólicas
Além de potencializar os efeitos do tabaco, o álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, 18 gramas (aproximadamente duas doses) de álcool por dia são suficientes para aumentar significantemente o risco de desenvolver câncer de mama. Com o consumo de 50 gramas diárias, o risco aumenta em 50%. Outro estudo, realizado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, descobriu que as mesmas 50 gramas, em homens, dobram as chances de desenvolver câncer de próstata.
– Mantenha hábitos de sexo seguro
Hoje, sabe-se que o papiloma vírus humano (HPV) – doença sexualmente transmissível – é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). Por isso, a importância de praticar sexo seguro e sempre com o uso da camisinha – até mesmo para o sexo oral.
– Coma frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas
Dietas pobres em nutrientes podem aumentar o risco de ao menos seis tipos de câncer, como boca, estômago e intestino. Alimentar-se bem, com comidas saudáveis e uma dieta equilibrada, também ajuda a manter um peso saudável, o que é imprescindível já que o sobrepeso e a obesidade são dois dos principais fatores de risco para câncer.
– Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes
Os alimentos processados – o que incluem enlatados e embutidos como mortadela, presunto, salame, mortadela, bacon e salsicha -, são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que é cancerígena. Por isso, é importante que esse tipo de alimento seja evitado ao máximo, assim como fast foods que, em geral, são ricos em processados.
– Pratique atividades físicas todos os dias
A prática de atividades físicas promove um bem geral ao organismo e também protege contra o câncer, diminuindo a circulação das citocinas pró-inflamatórias no organismo. A recomendação é de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos.
– Mantenha-se atento à sua saúde
O corpo dá sinais quando algo não está certo. Isso também vale para casos de câncer. É importante que se preste atenção, pois só assim é possível notar a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal. É importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico.
Agora que você já sabe o que fazer, é só começar.
Deixe uma resposta